INAN – Itaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável

Itaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável

veiculo-eletrico-itaipu

Itaipu inaugurou o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES). A inauguração do novo espaço aconteceu será dia 22/11,mesma data comemorativa da marca dos 2,5 bilhões de megawatts-hora acumulados.

O Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) funcionará em um novo prédio construído próximo ao Galpão 5, onde Itaipu já desenvolvia o Programa Veículo Elétrico.

Espaço

O centro vai melhorar a infraestrutura dedicada às iniciativas desenvolvidas pela Itaipu no campo da mobilidade elétrica sustentável, especialmente no âmbito do Programa Veículo Elétrico.

A inauguração do novo espaço atende às diretrizes institucionais de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil e do Paraguai. No espaço estará exposta parte da frota de veículos elétricos, de avião a ônibus.

O Programa Veículo Elétrico (VE) começou em Itaipu em 2006. Nesses 11 anos, já registrou vários avanços. Dentro das dependências da empresa foram montados 140 veículos em parceria com a Renault, Fiat e outros parceiros.

Frota de 100 veículos

Veículos com zero emissão: em Itaipu, frota supera uma centena de automóveis.

Na sua própria frota, Itaipu mantém 100 veículos elétricos, que vão desde carros de passeio, miniônibus, até um avião elétrico. Ainda neste ano, a binacional deve receber mais 20 unidades do Zoe – 2ª geração, com bateria Z.E. 40. Esse novo modelo tem o dobro de autonomia, podendo rodar 400 km sem recarga de bateria.

A Itaipu é uma das empresas pioneiras em difundir e investir a tecnologia do veículo elétrico. Inclusive, incentivando a criação de uma cadeia de fornecedores de componentes. Somente a utilização dos elétricos na usina evitou a emissão de 87 toneladas de CO2 nos últimos dez anos, o equivalente ao plantio de 498 árvores.

 

Curiosidades

O Twizy, um dos veículos da frota de Itaipu, foi lançado em 2012 e está presente em 35 países. O modelo ocupa o espaço de um automóvel de duas rodas, mas com a segurança de um carro, além de ser equipado com todas as tecnologias necessárias para veículos de passeio, como cinto de segurança e airbag. A autonomia é de 100 km. Com apenas 450 kg, o Twizy é pelo menos duas vezes mais leve que um carro convencional. Ele tem 2,34 m de comprimento e 1,23 m de largura. Já o Zoe, outro integrante da frota de VEs da binacional, é o mais vendido entre os veículos de passeio elétricos no Velho Continente, com cerca de 22 mil unidades comercializadas em 2016. A segunda geração terá bateria com o dobro de autonomia.

Outra agenda: 2,5 bilhões de MWh

Também no dia 22/11 a usina de Itaipu atingiu os 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde que a hidrelétrica entrou em operação, em maio de 1984. O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, participam de um evento protocolar no hall do Edifício da Produção, na usina, às 15h, com toda a Diretoria da Itaipu, para comemorar mais esse feito da usina, que mais gera energia no planeta. Autoridades paraguaias também estarão na celebração.

Fonte: Itaipu

Sobre o Autor

Envie-me um e-mail:

Deixe um comentário

  • Traduzir »