4ª edição do Fórum das Águas discute plano de ação da Agenda 2030

thumbnail_forum

Importantes autoridades vão discutir o plano de ação da Agenda 2030 que abordasoluções sustentáveis e de equilíbrio entre produção e consumo que promovam odesenvolvimento das comunidades e a conservação ambiental durante a 4ª edição do Fórum das Águas, nos dias 27 e 28 de outubro, de 10h às 15h. O tema da conferência éNosso Futuro em Comum”, que ainda vai discutir a preservação da Serra da Moeda e as 17 resoluções dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 que visam o equilíbrio econômico, social e ambiental, de modo a transformar as comunidades em todo o mundo. Um dos destaques do encontro é o painel “Compartilhando Cidades” com a participação do engenheiro de projetos de Desenvolvimento Urbano de Medellín, na Colômbia, Sérgio Alberto Cuervo Montoya, que vai abordar o trabalho de ordenamento habitacional realizado nas favelas de cidade. O evento é promovido pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento Sustentável e Conservação Ambiental (IDeSCA), com o apoio da Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada, ARCA – AMASERRA e conta ainda com o patrocínio da Csul Desenvolvimento Urbano, Fundação Dom Cabral, Vallourec e Governo Federal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site (www.sympla.com.br/forum-das-aguas__91776) até o dia 26 de outubro.

Esta edição é dividida em quatro grandes temáticas como a jornada na Serra da Moeda, que acontece no dia 27, às 10h15 e conta com a presença do presidente do Instituto Quadrilátero, Renato Ciminelli, que discute o Geopark Quadrilátero Ferrífero: Pilares, Estratégias e Agendas de Desenvolvimento 2011 – 2018. Ainda na quinta-feira, no painel “Compartilhando Cidades”, às 14h15, além de colombiano Sergio Alberto e a vice-presidente do Parlamento Jovem Mundial para a Água, a argentina Antonella Vagliente e o representante do Instituto Jayme Lerner, Paulo Kawahar apresentam estudos de casos de ordenamento das ocupações nas cidades. No dia 28, às 10h o tema a ser abordado será o desenvolvimento sustentável local, que conta com a participação de Thiago Metzker, biólogo, doutor em Ecologia, sócio da Myr Projetos Sustentáveis e Consultor Ambiental da CSul Desenvolvimento Urbano para abordar o projeto da empresa que pretende transformar o Vetor Sul de Belo Horizonte em um polo econômico autossuficiente, para que os moradores não tenham a dependência de ter que se deslocar para a capital mineira para ter acesso a comércio e serviços. Já às 14h acontece o encontro de especialistas para abordar a restauração ecológica com a presença do coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, Glauco Kimura.

O evento acontece na Fundação Dom Cabral, no Alphaville, Nova Lima. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.idesca.com.br/forumdasaguas.Para o superintendente da Csul Desenvolvimento Urbano, Waldir Salvador, as discussões pretendem estimular e qualificar a reflexão sobre as ações que as empresas e sociedade devem realizar para promover a preservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. “Encontros como esse nos auxilia na elaboração de planos e de empreendimentos voltados para a proteção do meio ambiente”, destaca.

O Fórum

O Fórum das Águas, busca criar um ambiente de discussão e compartilhamento de conhecimento entre profissionais, especialistas, comunidade acadêmica e sociedade civil sobre a contribuição que as soluções sustentáveis e harmonia entre produção e consumo trazem para o desenvolvimento das comunidades e para a conservação ambiental. A sustentabilidade deve se realizar plenamente nas dimensões políticas, socioeconômicas, ambiental e cultural de modo a ser a força motriz de todas as esferas formuladoras e executoras de políticas públicas. O Fórum das Águas sempre busca apresentar práticas sustentáveis exemplares de diversos municípios do Brasil e do mundo, para mostrar que é possível fazer diferente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Programação

27 de outubro

09h50 – Abertura Oficial

10h15– Jornada na Serra da Moeda

Renato Ciminelli – Presidente do Instituto Quadrilátero | Geopark Quadrilátero Ferrífero: Pilares, Estratégias e Agendas de Desenvolvimento 2011 – 2018

Heiko Spitzeck – Fundação Dom Cabral

Paulo de Tarso Amorim Castro – Características do sistema aquífero do sinclinal Moeda

Intervalo para almoço

14h15 – Compartilhando Cidades

Antonella Vagliente – Vice-Presidente do Parlamento Jovem Mundial para a Água

Sergio Alberto Cuervo Montoya – Empresa de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Medellín, Colômbia

Paulo Kawahara –Instituto Jayme Lerner

28 de outubro

10h – Desenvolvimento Sustentável

Maria Auxiliadora Silva Matoso – Analista Ambiental na Prefeitura Municipal de Itabira – Cooperação internacional para o desenvolvimento territorial e conservação ambiental.

Mônica Guerra Rocha – Conservação Internacional – A Natureza esta Falando

Thiago Metzker –CSul Desenvolvimento Urbano

Intervalo para almoço

14h – Restauração Ecológica

Gilberto Tiepolo – The Nature Conservancy – Coalizão Cidades pela Água

Equipe Terra Negra – Terra Negra é formado por um grupo de professores dedicados a disponibilizar conteúdo gratuito para a internet.

Glauco Kimura – Fórum Mundial da Água (keynote speech)

*Programação sujeita a alteração

SERVIÇO

Fórum das Águas – Nosso Futuro em Comum

Data: 27 e 28 de outubro

Local: Fundação Dom Cabral, Campus Aloysio Nunes, em Alphaville- Lagoa dos Ingleses

Informações: www.idesca.com.br/forumdasaguas/

Inscrições: www.sympla.com.br/forum-das-aguas__91776

Realização: Centro IdeSCA

Apoio Estratégico: ARCA Amaserra

Colaboradores: CSUL, Fundação Dom Cabral,Vallourec e Governo Federal

Sobre o Autor

Envie-me um e-mail:

Deixe um comentário